Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Notícias 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
#Congregação  Por: Assessoria de Comunicação,     15/01/2023 |  19:34:20 - Atualizada em:     15/01/2023 |  19:34:20
O que é o Capítulo Geral?

Aconteceu em Barcelona, de 29 de dezembro a 15 de janeiro de 2023 o XXIV Capítulo Geral da Congregação dos Filhos da Sagrada Família. Trata-se de um momento muito importante para a Congregação, já que ele traça diretrizes e prioridades em vários aspectos para os próximos seis anos.

 

Padre Lucimar Assis, SF esteve em Barcelona como capitular, representando a delegação brasileira e nos conta o que é o Capítulo Geral e alguns detalhes sobre sua celebração.

 

Exatamente a um ano atrás (29 de dezembro de 2021) o padre Luís Picazo, Superior Geral da Congregação de Filhos da Sagrada Família Jesus, Maria e José, convocava todos os religiosos para o XXIV Capítulo Geral, para o próximo sexênio 2023-2028.

 

O Capítulo Geral é a autoridade suprema da Congregação, exercida durante o tempo de sua celebração, conforme o direito (Constituição n. 98). É formado de modo que represente toda a Congregação (cf. Constituição n. 99), sendo que cada demarcação escolhe aqueles religiosos que seriam mais representativos para este encontro fraterno. O capítulo deve primordialmente conservar fielmente e proteger a natureza, a índole, espírito e finalidade da congregação (cf. Constituição n. 100).

 

Trata-se de um tempo especial para encharcar-nos do carisma e da nossa vocação, para que não tenhamos uma lacuna entre aquilo que falamos com o que vivemos. É um tempo favorável para fazer uma releitura de tudo o que foi feito ou não feito no capítulo anterior.

 

A missão dos Filhos da Sagrada Família nas diferentes demarcações (Espanha-Camarões, Itália, USA-México, Argentina, Colômbia-Venezuela e Brasil) é um presente de Deus. É uma semente que foi plantada e que precisa de atenção para seguir dando frutos. Todos somos conscientes dos desafios a enfrentar, não estamos sós diante das dificuldades, no entanto, o Senhor caminha conosco, assim como caminhava com os discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-35).

  Notícias 
© 2016 - Direitos reservados