Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Artigos 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Por: Padre Lucimar de Assis, SF,     12/03/2023 |  21:11:05
Exercícios Espirituais dos Filhos da Sagrada Família

Os dias 06-10 de março, na casa de retiro Rainha da Paz em Maringá, as comunidades de Juiz e Fora, Cambé e Curitiba, realizaram os seus Exercícios Espirituais anunciais como indica as Constituições da Congregação: "Os tempos fortes da Liturgia são considerados e vividos pela comunidade como tempos de fortalecimento de sua vida espiritual e igualmente os retiros espirituais mensais e exercícios espiritais anuais" (n.38) no mesmo sentido o Diretório diz: “Todos farão ao menos seis dias de exercícios espirituais cada ano, depois dos quais renovarão os votos" (n.51).

 

Os Exercícios Espirituais deste ano de 2023, foram conduzidos pelo padre Oscar da arquidiocese de Londrina. O pregador conduziu os exercícios confirme o método de Santo Ignácio de Loyola.

 

Mas porque Exercícios Espirituais? O que ficou registrado e plasmado ao longo dos séculos foram as principais experiências pessoais de santo Ignácio, portanto, em suas anotações, ficou demonstrado uma grande pedagogia do agir de Deus na história de cada pessoa. O método dos exercícios espirituais inaciano são nada mais é nada menos que a prática da oração, a partir de textos bíblicos, e a disposição do praticante a dedicar todo o seu ser à vontade de Deus.

 

O silêncio é fundamental para quem deseja aproveitar estes dias. É no silêncio da oração, e principalmente da meditação, consideração e contemplação, que o exercitante conseguirá aos poucos afastar de si tudo aquilo que causa desordens afetivas e buscar o equilíbrio na vida.

 

O esquema dos Exercícios Espirituais destes dias foi basicamente sobre o perdão, encontro e fazer comunidade.

O perdão é um gesto humildade e silencioso; nasce de um coração “educado" pela Misericórdia divina e se manifesta externamente com uma atitude mansa e condescendente; é uma força poderosa que nem mesmo o mal tem poder, porque é pelo perdão que se redescobre o bem e ativa a esperança.

 

 O encontro: Jesus se encontra e se deixa encontrar a partir das carências, necessidades e desejos, insatisfações, marginalizações humanas que presenciava ao longo das suas jornadas. Quem se encontra com Jesus ou é encontrado por Ele fica a descoberto, desvela seu interior e mostra quem é no fundo de si mesmo. Por outro lado, os encontros contribuem também para desvelar a identidade do próprio Jesus; revelam quem e como é Jesus.

 

Fazer comunidade: "O encontro com Jesus muda a vida, estabelece um antes e um depois” (papa Francisco).

 

Galiléia foi a primeira decisão importante que Jesus tomou no início de sua vida pública. Ele começa sua atividade longe da Judeia, de Jerusalém, do templo, das autoridades religiosas. Jesus foi viver e desenvolver sua atividade, pregar sua mensagem numa região distante, habitada por humildes camponeses e pescadores pobres, pessoas que, naquele tempo, eram consideradas uma população sem influência, vítimas da violência e da exploração.

 

Cada ano os Exercícios Espirituais são uma oportunidade de renovação e purificação, mesmo diante de tantos afazeres, esta parada é importante. Ao sair deste momento de transfiguração, chega a hora descer para encarar a realidade, porém, com uma visão diferente e mais consciente de que Deus jamais deixa os seus filhos sós.

  Artigos 
© 2016 - Direitos reservados